Administração e Comitês.

Conselho da Administração

Nos termos do Estatuto Social do banco BV, seu Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo, 7 (sete) e, no máximo, 11 (onze) membros, todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos, sendo permitida a reeleição. Dos membros do Conselho de Administração, no mínimo 20% (vinte por cento) deverão ser Conselheiros Independentes, assim entendidos aqueles que se caracterizam com as qualidades previstas no Artigo 77 do Estatuto Social do Banco, e expressamente declarados como tais na ata da Assembleia Geral que os eleger. O Conselho de Administração tem 01 (um) Presidente e 01 (um) Vice-Presidente, eleitos pela maioria absoluta dos presentes, na primeira reunião do Conselho de Administração que ocorrer imediatamente após a posse de tais membros, ou sempre que ocorrer renúncia ou vacância naqueles cargos. As atribuições do Conselho de Administração podem ser consultadas no Estatuto Social do Banco.

O Conselho de Administração do Banco possui Regimento Interno, aprovado em 13 de julho de 2017. Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho de Administração.

Atualmente, o Conselho de Administração do banco BV é composto por:

Nome Designação
José Luiz Majolo Presidente
André Guilherme Brandão* Vice-Presidente
Carlos Hamilton V. Araújo Conselheiro
Celso Scaramuzza Conselheiro
Jairo Sampaio Saddi Conselheiro
Carlos Renato Bonetti Conselheiro

* Pendente de homologação pelo Banco Central do Brasil

Diretoria

O Estatuto Social do banco BV estabelece que sua diretoria deve ser composta por, no mínimo, 03 (três) e, no máximo, 20 (vinte) Diretores, residentes e domiciliados no Brasil, eleitos e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Conselho de Administração para um mandato unificado de 02 (dois) anos, permitida a reeleição. A Diretoria é composta pelos cargos de Diretor Presidente, Diretor Executivo e Diretor, conforme venha a ser estabelecido pelo Conselho de Administração ao prover esses cargos. As atribuições e responsabilidades relativas às funções de finanças, relações com investidores e outras que a lei ou a regulamentação assim previrem, recairão necessariamente sobre integrante da Diretoria.

A Diretoria do Banco possui regimento interno, aprovado pelo Conselho de Administração em 14 de março de 2019. Clique aqui para acessar o Regimento Interno da Diretoria.

Atualmente, a Diretoria do banco BV é composta por:

Nome Designação
Gabriel Ferreira Diretor Presidente
Alexandre Witzel Ibrahim Diretor Executivo
Adriana Conde Fernandes Gomes Diretora Executiva
Flávio Suchek Diretor Executivo
Guilherme Horn Diretor Executivo
José Roberto Salvini Diretor Executivo
Marcelo Andrade Clara Diretor Executivo
Rodrigo Tremante Diretor Executivo
Rogério Monori Diretor Executivo
Albano de Oliveira Correa Diretor
Ana Paula Antunes Tarcia Diretora
Celso Luiz Rocha Diretor
Eduardo Teles Diretor
Marcelo Kenji Kuniy Diretor
Marcos Barros* Diretor
Edmar Casalatina* Diretor

* Diretores de sociedade controladas pelo BV

Conselho Fiscal

O Banco possui um Conselho Fiscal que funcionará em caráter permanente, composto por, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros e por igual número de suplentes, eleitos pela Assembleia Geral, sendo permitida a reeleição. O Conselho Fiscal terá um Presidente, eleito pela Assembleia Geral que eleger os membros do Conselho Fiscal.

O Conselho Fiscal do Banco tem as competências e atribuições que lhes são conferidas pela Lei das Sociedades por Ações, bem como pela regulamentação expedida pelo CMN, BACEN e pela CVM, aplicáveis ao Banco.

O Conselho Fiscal do Banco possui Regimento Interno, aprovado em 04 de novembro de 2016 e disponível para consulta no site de RI. Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho Fiscal.

Nome Designação
Paulo Antonio Spencer Uebel Presidente
Lupercio de Souza Izabel Conselheiro
João Batista Donizete de Souza Conselheiro
Daniel Alves Maria Suplente
José Luiz Gimenes Caiafa Suplente
Patrícia Tiemi Tanaka Tsukamoto Suplente

 

Comitê de Auditoria

O Conselho de Administração do Banco é assessorado pelo Comitê de Auditoria que é constituído de 3 (três) a 5 (cinco) membros, sendo 1 (um) deles designado coordenador, eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de 2 (dois) anos, e destituíveis pelo Conselho de Administração a qualquer tempo. Pelo menos um dos membros do Comitê de Auditoria deve possuir comprovados conhecimentos nas áreas de contabilidade e auditoria que o qualifiquem para a função.

Os membros do Comitê de Auditoria serão investidos em seus cargos, independentemente de caução, após a homologação de seus nomes pelo Banco Central do Brasil, na forma da regulamentação em vigor, mediante termo de posse lavrado e assinado no livro próprio, devendo permanecer no exercício de seus cargos até a posse dos eleitos para sua substituição.

Nome Designação
Gilberto Lourenço da Aparecida Coordenador
José Danubio Rozo Membro
Nilson Martiniano Moreira Membro

 

Comitê Remuneração e RH

O Conselho de Administração é assessorado pelo Comitê de Remuneração e Recursos Humanos que é único para o Banco e suas controladas, nos termos da legislação vigente, sendo composto por 3 (três) membros, pessoas físicas e residentes no país, eleitos e destituídos pelo Conselho de Administração, sendo que pelo menos um deles não será administrador do Banco, com mandato de 02 (dois) anos, permitida a recondução, sendo vedada a permanência por prazo superior a 10 (dez) anos, nos termos da legislação vigente.

O Comitê de Remuneração e Recursos Humanos reportar-se-á diretamente ao Conselho de Administração do Banco. O Comitê de Remuneração e Recursos Humanos se reunirá trimestralmente, ou extraordinariamente mediante a convocação por qualquer de seus membros, sendo certo que a reunião do Comitê de Remuneração e Recursos Humanos só será
validamente instalada com a presença da maioria de seus membros.

Nome Designação
José Luiz Majolo Membro
Rodrigo Felippe Afonso Membro
José Avelar Matias Lopes Membro

 

Comitê de Partes Relacionadas (não estatutário)

O Banco possui um Comitê de Transações com Partes Relacionadas (“Comitê de Partes Relacionadas”) criado por deliberação do Conselho de Administração do Banco, nos termos do seu Estatuto Social, que tem como objetivo assessorar o Conselho de Administração do Banco na avaliação de transações com partes relacionadas, visando subsidiar futuras decisões dos membros do Conselho de Administração e examinar o cumprimento de condições e requisitos das transações que a este não tenham sido submetidas, reportando periodicamente os resultados de seus trabalhos. O Comitê de Partes Relacionadas funciona de forma não permanente e sob demanda.

O Comitê de Partes Relacionadas é composto por 03 (três) membros efetivos, eleitos pelo Conselho de Administração, obedecendo às seguintes regras:

Nome Designação
Jairo Sampaio Saddi Membro
Lucineia Possar Membro

 

Comitê de Riscos e de Capital (não estatutário)

O Comitê de Riscos e de Capital é órgão colegiado e de caráter permanente, que tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração, a quem se reporta, no desempenho das atividades relativas à gestão de riscos e de capital (“Comitê de Riscos”).

O Comitê de Riscos será único, e também exercerá suas atribuições e responsabilidades em relação às sociedades controladas pelo Banco BV que, de acordo com a Resolução CMN nº 4.557/2017 e demais legislações aplicáveis, tiverem obrigação de constituir Comitê de Riscos e de Capital.

O Comitê de Riscos é constituído por 03 (três) membros, eleitos pelo Conselho de Administração para mandato de 02 (dois) anos, podendo ser coincidente com o prazo de mandato dos membros do Conselho de Administração que os elegeram, admitida a recondução.

Dos membros do Comitê de Riscos:

Para o exercício do cargo no Comitê de Riscos, deverão ser observadas as condições
básicas para exercício do respectivo cargo, bem como os impedimentos previstos nas
normas aplicáveis.

Nome Designação
Luiz Felipe Taunay Ferreira Presidente
Aldo Luiz Mendes Membro
Daniella Marques Consentino Membro