Histórico

  1. 1988

    Fundação: O Banco foi constituído em 28 de setembro de 1988, pela família “Ermírio de Moraes”, como uma distribuidora de títulos e valores mobiliários, sob a forma de sociedade limitada, com a denominação Baltar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários
    Ltda., denominação posteriormente alterada para Votorantim Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.

  2. 1991

    Banco múltiplo: Em 25 de fevereiro de 1991, o Banco se tornou uma sociedade por ações e obteve, em 12 de agosto do mesmo ano, autorização do Banco Central do Brasil para funcionamento como banco múltiplo, sob a denominação Banco Votorantim S.A.

  3. 1996

    • BV Financeira: Em abril de 1996, foi constituída a BV Financeira S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento para atuação no financiamento a consumidores pessoas físicas.
    • Votorantim Corretora: Ainda no mesmo ano, o Banco passou a atuar nas atividades de intermediação pela constituição da Votorantim Corretora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. (“Votorantim Corretora”).
  4. 1997

    BV Leasing: Em 1997, foi constituída a BV Leasing Arrendamento Mercantil S.A., tendo como atividade a prática de operações de arrendamento mercantil (“BV Leasing”).

  5. 1999

    Votorantim Asset Management (VAM): Em 1999, foi constituída como subsidiária do Banco a Votorantim Asset Management DTVM Ltda. (“BV Asset”) para atuação em administração e gestão de fundos.

  6. 2002

    Bahamas: Em 20 de fevereiro de 2002, o Banco obteve licença do Banco Central das Bahamas para realizar operações bancárias naquele país.

  7. 2007

    Votorantim Corretora de Seguros: Com o intuito de ampliar a oferta de produtos e serviços a seus clientes, em 02 de agosto de 2007, o Banco constituiu a Votorantim Corretora de Seguros S.A. para atuação no mercado de corretagem de seguros.

  8. 2009

    Parceria Banco do Brasil: Em janeiro de 2009 foi estabelecida uma parceria com o Banco do Brasil, que adquiriu da Votorantim Finanças S.A. 49,99% do capital votante, correspondente a 50% do capital social total do Banco Votorantim. A parceria foi estabelecida com forte racional estratégico e visão de longo prazo, permitindo a exploração de oportunidades de negócios em diversos segmentos.

  9. 2012

    Aumento de Capital: Em 2012, os acionistas decidiram realizar um aumento do capital social do Banco no montante de R$2,0 bilhões, após um período de crise de inadimplência, com o objetivo de manter a capitalização do Banco em níveis adequados.

  10. 2014

    Início da transformação digital do BV: Desde 2014, o Banco tem ampliado investimentos em tecnologia e dados, na mudança da cultura corporativa e diversificação dos negócios para tornar o Banco cada vez mais conectado com o ecossistema de fintechs e startups. A trajetória de inovação do Banco tem sido implementada por investimentos diretos e/ou parcerias estratégicas com sociedades que estrategicamente diversificam os negócios e
    impulsionam a transformação digital do Banco.

  11. 2016

    Investimentos em startups: Em 2016, o Banco realizou aporte no fundo de venture capital BR Startups, que atualmente possui investimentos em diversas empresas, entre elas “Quero Quitar”, “Yalo”, “Olivia”, “Carflix”.

  12. 2017

    Novas parcerias com startups: Durante o ano de 2017, o Banco estabeleceu parcerias com o “Portal Solar” e “Guiabolso”.

  13. 2018

    • Expansão nas parcerias com startups: e, em 2018, com a “Yalo”, “Olivia”, “Avonale” e “Weel”, além de realizar aporte no fundo de venture capital “Monashees”.
    • BV Lab: Também em 2018 foi criado o BV Lab, laboratório de inovação dedicado a conectar a instituição com novas tecnologias e a melhorar a experiência dos usuários dos serviços do Banco.
    • Neon Pagamentos: Em maio de 2018 foi divulgado o início de parceria estratégica com a Neon Pagamentos, pela qual o Banco assumiu os serviços de custódia e movimentação das
      contas de pagamento da Neon. Pelos termos da parceria, as partes se comprometeram a desenvolver um conjunto de iniciativas no mercado de banco digital, mantendo independência nas operações e buscando alavancar suas fortalezas, dando um importante passo na estratégia de diversificação de negócios e transformação digital do Banco.
    • Integração Votorantim Corretora e Votorantim Asset: Ainda durante o ano de 2018, houve a integração das atividades da Votorantim Corretora com a BV Asset, passando a BV Asset a atuar, adicionalmente, como participante de negociação pleno – PNP admitido na B3.
    • Alteração do seu objeto social da BV Leasing No final do ano de 2018, a BV Leasing submeteu ao Banco Central do Brasil pedido de autorização para alteração do seu objeto social e natureza da companhia, a partir da inclusão de carteira comercial, para que o conglomerado passe a contar com dois bancos múltiplos em seu grupo econômico, que possibilitará a segregação da atuação de banco comercial digital da atuação de banco comercial tradicional.
  14. 2019

    • Aquisição da Just: Em 2019, o Banco consolidou investimentos relevantes, dentre os quais se destacam a aquisição da marca e plataforma de crédito pessoal online “Just”.
    • NaPista:Início do piloto da plataforma de revenda automotiva “NaPista”.
    • Reposicionamento da marca: O Banco comunicou, ao final do ano de 2019, a mudança de sua marca de “Banco Votorantim” para “banco BV”. A reestruturação da identidade visual e a adoção da marca “banco BV” tem como um de seus objetivos de evidenciar ainda mais o cliente como centro dos negócios e do propósito do Banco. Por isso, além de um
      posicionamento de comunicação mais próximo e focado nas pessoas, a instituição criou a Diretoria de Clientes e Inteligência de Dados.
    • Lançamento da BVx Em 2019, foi oficialmente lançada a unidade de negócio de inovação do banco BV, a BVX, para gerar valor por meio da conexão do Banco BV com o ecossistema de startups, utilizando-se de co-criação, desenvolvimentos proprietários e investimentos em parcerias.
  15. 2020

    • Nova Conta Digital BV: Em 2020, o banco reforça o seu compromisso em oferecer uma vida financeira mais leve e tranquila para os seus clientes com uma conta 100% digital e sem mensalidade que funciona como um hub de relacionamento em que o cliente poderá controlar todos os produtos do banco.
    • Pacto Global da ONU: Em 2020 o banco passou a ser signatário do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
    • Compromisso público de compensar CO2 da carteira: anunciamos que a partir de 2021 iremos compensar a totalidade das emissões de CO2 dos automóveis que financiarmos a partir de 2021.
    • 1º banco privado brasileiro a emitir um Green Bond: os recursos foram destinados a ativos ou projetos relacionados à geração de energia renovável, como financiamento de painéis solares e desenvolvimento de parques eólicos.
  16. 2021

    • Pacto BV por um futuro mais leve: em maio, anunciamos os “Compromissos 2030 para um futuro mais leve”, que reúne 5 metas públicas, alinhadas com os ODS¹ da ONU. Essas metas irão direcionar as ações do banco nas áreas ambiental, social e de governança (ESG) e estão pautadas em três pilares de atuação: 1) Neutralizar nosso impacto ambiental; 2) Acelerar a inclusão social e; 3) Mobilizar recursos para fomentar negócios sustentáveis. Para mais detalhes sobre o pacto por um futuro mais leve clique aqui
    • Emitimos R$ 750 milhões em Letras Financeiras Verdes: ampliando nossa atuação em ESG, os recursos destinam-se para financiamento de painéis de energia solar, consolidando o BV como principal player no segmento de financiamento de painéis solares no Brasil.
    • Nosso Banco Digital atingiu 2 milhões de clientes: o nosso compromisso é oferecer uma vida financeira mais leve e tranquila para os nossos clientes, proporcionando uma conta 100% digital e sem mensalidade que funciona como um hub de relacionamento em que o cliente poderá controlar todos os produtos do banco.
    • O cliente segue no centro da nossa estratégia: fomos premiados com o 1° lugar no Prêmio Respeito, que reconhece empresas que mais respeitam o consumidor, segundo o site Consumidor Moderno. Ficamos no Top 5 no Prêmio Reclame Aqui na categoria Bancos, consistentemente registramos os menores números de reclamações entre os grandes bancos no Ranking do Banco Central do Brasil, um grande reconhecimento para as empresas que oferecem o melhor atendimento aos seus clientes
    • Novas parcerias estratégicas no ano de 2021: firmamos uma importante parceria estratégica com o S3 Bank, uma plataforma de Banking as a Service (BaaS) que oferece soluções financeiras e de pagamento integradas de maneira modular, segura e escalável. Ampliamos nossa participação no Portal Solar, consolidando o BV como um dos principais players no segmento de financiamento de painéis solares no Brasil. Além do grande potencial da energia solar no país, o investimento está em linha com nossa agenda ESG. Investimos na Trademaster: com o objetivo de reforçar nossa estratégia no segmento de PME². Por fim, firmamos parceria com o Google Cloud. O acordo de longo prazo irá combinar a inteligência reconhecida do banco BV em crédito ao consumidor, com as soluções e conhecimento do cliente digital do Google.
  17. 2022

    • Atingimos 5 milhões de clientes, com 66% já convertidos para o banco digital. O volume transacionado atingiu R$ 30,3 bilhões, uma expansão de 78% sobre 2021.
    • Anunciamos parcerias estratégicas com a Méliuz e a Bankly para melhorar a experiência do cliente e fortalecer a plataforma BaaS (Banking as a Service). Outras parcerias foram firmadas com Dr. Cash, Klavi, Darwin Seguros e Parcelex.
    • Completamos um ano de parceria com o Google Cloud, focando em cultura de inovação, tecnologia e dados.
    • Fomos reconhecidos em três rankings de inovação e ganhamos o Prêmio Ouvidorias Brasil e o Prêmio ABT 2022 na categoria Gestão de Qualidade.
    • Firmamos parcerias com iFood e Magalu para financiarmos a aquisição de motos elétricas e caminhões, respectivamente, e compensar a emissão de CO2 desses veículos.
    • Captamos US$ 150 milhões com a International Finance Corporation (IFC) para ampliar o financiamento de veículos elétricos, híbridos e multicombustíveis.
    • Ganhamos o Prêmio Notáveis CNN 2022 na categoria “Meio Ambiente” pela doação de placas solares para quatro institutos sociais.
  18. 2023

    • Celebramos 4 anos de transformação em direção a um banco centrado no cliente, nossa jornada envolveu reposicionamento de marca, criação de diretoria de clientes, desenvolvimento de soluções personalizadas e parcerias estratégicas. Investimos em treinamento de equipes e melhoria de canais digitais para aprimorar a experiência do cliente.
    • Entramos pela primeira vez para o ranking das 100 marcas mais valiosas do Brasil, ocupando a 55ª posição.
    • Registramos em 2023 mais de R$ 154 bilhões de TPV em nossa plataforma e fechamos com 171 parceiros conectados, além do mais concluímos a aquisição da Bankly que impulsiona e fortalece nossa estratégia de BaaS.
    • Em 2023, a parceria com a Méliuz, que tem o objetivo de fortalecer nossos skills em atração e engajamento de clientes, completou seu 1º ano desde o anúncio, e já trouxe resultados promissores: abrimos mais de 900 mil contas digitais BV e emitimos mais de 45 mil cartões de crédito através do app da Méliuz.
    • Nossa plataforma BV Esportes completou 5 anos. Atualmente são 10 institutos sociais em 6 diferentes estados apoiados pelo BV, impactando diretamente e indiretamente a mais de 12 mil pessoas.
    • Firmamos uma nova parceria com a Rappi para facilitar a aquisição de motos elétricas para os entregadores independentes que operam pela plataforma
    • Fomos premiados com o “Customer Award 2023” na categoria Financial Services pelo Google Awards.
    • Fomos reconhecidos pelas nossas práticas de governança corporativa no Prêmio Estadão Empresas Mais, que é considerado o principal e mais abrangente ranking, alcançando o top 5.